quarta-feira, 19 de março de 2014

NISA: Projecto de Requalificação da Urbanização da Cevadeira


A Câmara de Nisa e a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça promoveram no dia 23 de Julho, uma sessão pública para apresentação do projecto de Requalificação Urbana do Bairro da Cevadeira, na qual participaram eleitos da Câmara e da Junta de Freguesia e técnicos do Gabinete Técnico da autarquia que elaboraram o projecto.
O projecto tem como principal objectivo a requalificação da urbanização da Cevadeira, prevendo-se a definição de passeios e zonas de estacionamentos, assim como a definição áreas de logradouros a ceder aos proprietários, para onde se prevê a marcação de muros que concedam aos arruamentos um carácter mais linear e urbano. A área de intervenção é delimitada pela Rua do Convento, pela Rua Professor José Francisco Figueiredo e pela Rua C (Rua contígua ao Quartel da GNR), ocupando uma área com cerca de 6100m2.
Linhas gerais da proposta
A proposta mantém o desenho existente, excepto em casos onde se prevê a implantação de lugares de estacionamento e de reestruturação do espaço rodoviário, sobretudo em dois cruzamentos. A maioria dos lancis mantém-se; os passeios terão no mínimo 0,90 metros de largura em extensões inferiores a 7 metros, na zona dos muros a construir em zonas contíguas aos estacionamentos a largura mínima dos passeios será de 1,50 m.
Será definida uma linha a partir da qual se fará a conversão do espaço público em logradouro privado, através de uma alteração do loteamento.
Os muros contíguos ao arruamento serão construídos pela autarquia, enquanto que os muros divisórios dos logradouros serão da responsabilidade dos proprietários.
O projecto prevê manter as árvores de arruamento existentes.
Serão criados 25 lugares de estacionamento ao longo da Rua C e no espaço traseiro aos fogos deste arruamento. Na parte traseira da rua C, onde se faz a circulação pedonal e acessos a algumas garagens prevê-se a criação de lugares de estacionamento. Toda esta área será pavimentada em asfalto betuminoso.
O projecto propõe a criação de duas zonas de jogos tradicionais na zona em frente ao quartel da GNR. Nesta zona, reservada à estadia e lazer, serão instalados alguns bancos.
Fonte: Município de Nisa - 2/8/2009
POR ONDE ANDA O "PROJECTO" DA CEVADEIRA?
A informação acima publicada é de Agosto de 2009, ou seja, tornada pública a dois meses das eleições autárquicas, que deram a vitória à CDU, a força política maioritária no executivo municipal de Nisa, o mesmo que, dois meses antes "avançara" com carácter de urgência para o "Projecto da Cevadeira"
Mais de quatro anos depois é pertinente perguntar: que foi feito do "Projecto" da Cevadeira? Que obras ou acções concretas foram desencadeadas e concretizadas? As respostas são simples e estão ao alcance de um simples olhar para aquela zona residencial de Nisa. Nada foi feito. Tudo continua como dantes, arregimentados os votos necessários para a conquista do poder. Não houve tempo, sequer, nem vontade, para concretizar uma deliberação camarária que mandava atribuir nomes aos arruamentos da Cevadeira e Amoreiras.
Os moradores continuam à espera da tão propalada requalificação urbanística, prometida com carácter de urgência. Já lá vão quatro anos...
Até quando continuarão a esperar?
Mário Mendes