quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cidadãos de Nisa lançam petição

CONTRA A REABERTURA DAS MINAS DE URÂNIO
Um grupo de cidadãos de Nisa decidiu lançar uma petição on-line para afastar o cenário da exploração de urânio no concelho. "O desenvolvimento sustentado que defendemos passa por outro tipo de recursos; o tão famoso queijo de Nisa, o património natural e ambiental livre de focos de poluição", diz a petição que pode ser subscrita aqui .
Na última década, o urânio tem visto o seu preço subir em flecha nos mercados, e o mesmo acontece à insistência dos rumores de que o governo se prepara para reabrir as minas (as últimas foram fechadas há quinze anos na região de Viseu). Nisa é apontada como a única zona do país em que a exploração de urânio pode dar lucro. São 4100 toneladas que abriram o apetite aos vários candidatos que se perfilam para o negócio.
Os cidadãos de Nisa reunidos no "Movimento Urânio em Nisa Não " acusam o governo de fomentar os boatos sobre a decisão de reabrir a mina e de querer acabar com a qualidade de vida na região, caso avance para a adjudicação da extracção do urânio. "Num dia dizem que a exploração de urânio vai reabrir, noutro sossegam-nos e dizem que o governo aposta nas limpas...", afirmam os peticionantes que dão exemplos de uma aposta no desenvolvimento sustentável, como "o projecto termal, o turismo de saúde e o Geoparque".
Post publicado em 26/1/2008