quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

NISA: Sem respeito por monumento


"Guarda de honra" no cruzeiro de Santiago
É, mais um, extraordinário exemplar do nosso património construído, situado em Nisa-a-Velha, junto às ruínas da Igreja de Santiago.
O cruzeiro, magnífico, ergue-se, junto à estrada que conduz à Senhora da Graça e à freguesia de S. Simão. Há tempos, abriram-lhe valas mesmo junto á base, que obrigaram a obras para "disfarçar" tamanho arranjo. Não bastavam, também, as ervas que crescem à volta do monumento - a indiciar alguma incúria e falta de atenção para o mesmo - e eis que, qual nova guarda de honra ao monumento, alguém, sem ponta de sensibilidade, resolve "plantar-lhe", sem mais nem menos, duas placas identificativas de zona de reserva de caça (zona de caça associativa). Será que, quem dirige estas associações não têm uma pontinha de respeito e sensibilidade pelo património? Fará assim tanta diferença, as placas serem colocadas, três ou quatro metros, fora do limite do monumento e não, como acontece, confundirem-se com este? Os técnicos da Direcção Geral que tutela os recursos cinegéticos não terão, também, um pouco de bom senso para evitar que se cometam estes atentados ao nosso património colectivo?
A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça e a Câmara de Nisa, o que esperam para resolver esta situação? O Cruzeiro de Santiago já ali está há algumas centenas de anos. Mais respeito, caramba!
Mário Mendes