sexta-feira, 5 de outubro de 2012

NISA: Assembleia Municipal quer apurar responsabilidades no abandono do Complexo Turístico do Fratel



 Moção
"Na sequência da visita programada a algumas infraestruturas recentes do Concelho, na Sessão Ordinária de junho de 2012 da Assembleia Municipal, os membros signatários deste documento, vêm assim, por este meio, denunciar uma grave falha na gestão e proteção da infraestrutura "Complexo turístico do Fratel (albergaria) e infraestruturas de apoio e complexo turístico do rio Tejo".
A visita foi acompanhada pelo técnico da Câmara Municipal de Nisa (CMN), Eng. António Charneco, que forneceu alguns esclarecimentos pontuais, quando solicitado, e ao qual se agradece a disponibilidade e profissionalismo, durante a visita.
As obras visitadas representam, cada uma, um volume significativo de investimento. Dinheiro público que urge acautelar. Contudo, não é o caso da obra Complexo turístico do Fratel (albergaria) e infraestruturas de apoio e complexo turístico do rio Tejo, onde ocorreram atos de selvajaria e de roubo que desfiguraram aquele complexo.
A obra "Complexo turístico do Fratel (albergaria) e infraestruturas de apoio e complexo turístico do rio Tejo" constitui um cancro no concelho de Nisa. A recuperação do complexo deve constituir um objectivo prioritário da Câmara Municipal de Nisa, naturalmente, tendo em conta a sustentabilidade económica do mesmo.
Com certeza que esta infraestrutura e respetivo recheio, só se encontra neste lamentável estado de completa destruição e saque, por completo descuido dos responsáveis pela mesma. O abandono deste investimento, suportado por dinheiros públicos e geridos de forma tão descuidada pela autarquia, deve ser alvo de investigação e inquérito, a fim de tentar identificar presumíveis responsáveis por tamanha irresponsabilidade e leviandade de quem tem no uso do poder, a responsabilidade de acautelar o património público de todos os cidadãos deste concelho.
Temos o direito de ficar a saber todas as razões que levaram a tamanho descuido, qual o destino do vasto e valioso recheio e que tipo de gente poderia ter levado a este descalabro do edifício. Recordamos, que sendo este, um Concelho de interior e de características rurais, com inúmeros edifícios particulares, também eles isolados e desabitados, os mesmos não se encontram em semelhante estado de "conservação", pois este, não é um Concelho com índices de criminalidade, por enquanto, dos mais preocupantes do país.
Desta forma, há que denunciar esta barbárie às autoridades responsáveis, para que se possam apurar os factos e desvendar os motivos que levaram esta infraestrutura ao seu estado atual.
Crentes que esta iniciativa traga alguma luz a este assunto, que para alguns se pretende cair no esquecimento, os membros signatários, pretendem que o mesmo não caia no esquecimento, mas sim, que seja alvo de atenções prementes e redobradas, com o fim de desbloquear esta triste situação.
Que este documento tenha como pretensão seguir como elemento de denúncia para as autoridades competentes."
Nisa, 24 de setembro de 2012
Os Membros da Assembleia Municipal: